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CAFÉ À NOITE PREJUDICA O SONO?

CAFÉ À NOITE PREJUDICA O SONO?

Publicado em 30-10-2017

A cafeína é uma das substâncias psicoativas mais consumidas ao redor do mundo. Apesar da sua grande aceitação e forma fácil de se obter, a cafeína é um estimulante bem forte e pode ter um grande impacto na qualidade do seu sono.

Um das causas mais comuns que fazem as pessoas terem falta de sono é consumir cafeína durante a noite. O impacto de beber café a noite pode ser o mesmo que ao beber durante a tarde, mostrou um estudo publicado em 2013.

O café é um estimulante que atua bloqueando os efeitos da molécula adenosina que faz o cérebro relaxar, além disso, o café também influencia outros químicos como a dopamina que induz ao estado de alerta.

Então quando você ingere cafeína muito tarde, geralmente três coisas podem acontecer que afetam seu sono:

 

- Seu tempo de sono pode diminuir;

- Você pode ter um sono menos restaurador;

- Ou você demora mais tempo para pegar no sono.


Uma combinação desses três efeitos também podem acontecer.

Para algumas pessoas, o café pode se tornar um ciclo vicioso. Supondo que você já esteja cansado, você toma café para afastar a fadiga e para ajudá-lo a se manter acordado, você toma mais café.

Não é necessário deixar de tomar café, e a bebida pode ajudá-lo a começar bem o dia. Segue então algumas recomendações para evitar que o café atrapalhe seu sono:

  • Corte o café após as duas da tarde. Leva-se até 12 horas para as substâncias saírem do seu corpo.
  • Vá diminuindo a quantidade conforme o dia passa. Você pode começar o dia com uma boa dose de café e conforme as horas passam vá diminuindo.

Evite também drinks com cafeína tarde da noite: energéticos , chá verde e chá preto por exemplo.





Laís Pires Teixeira de Araújo

Médica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais.